ENCONTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO Doc-100 CNBB

No último domingo, 01 de março, Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Amparo ministrou uma tarde formativa sobre o Documento 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – “Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia”. O encontro, que aconteceu no Centro de Convenções em Serra Negra, reuniu todo o presbitério da diocese, seminaristas e fieis de todas as paróquias. Mais de 700 pessoas participaram do evento. A acolhida foi feita pelo coordenador de pastoral, padre Carlos Panassolo.

Dom Pedro trouxe de forma prática as orientações do Documento, que propõe uma reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia, trazendo uma análise da realidade paroquial, reflexão histórica e teológica sobre a paróquia, além de pistas de ações que tratam da acolhida e vida fraterna, iniciação à vida cristã, leitura orante da palavra, liturgia e espiritualidade; incluindo o funcionamento da paróquia, seus conselhos, organização e manutenção.

A conversão das paróquias em Igreja de saída, partindo da passividade para a atividade é um apelo do papa Francisco que, na exortação apostólica Evangelii Gaudium pede uma Igreja missionária, “em Saída”, e que exerça a caridade. “Estamos dando passos para irmos ao encontro dos mais necessitados, levando Jesus até as pessoas e não apenas esperando que elas venham até nós”, disse o bispo.

No final do encontro os sacerdotes foram chamados para se apresentarem ao povo, seguidos pelos seminaristas. Dom Pedro pediu a oração pelas vocações e disse que a mudança na forma de ser igreja só pode ser atingida com a união do clero e do povo.

“Juntos vamos construir uma Igreja que acolha e ampare os mais necessitados”, disse Dom Pedro.

Baixe os slides da apresentação sobre o Documento 100 - Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia

Fonte: Pascom Diocesana