TEMPO DA QUARESMA EM NOSSA PARÓQUIA-2015

Ao vivenciarmos este tempo quaresmal que consiste num convite de voltarmos para o abraço aconchegante e terno de Deus nosso pai, somos convidados a refletirmos sobre nossas escolhas e aspirações se realmente elas correspondem com a imagem e semelhança de Deus que nos criou.
O tempo Quaresmal é um tempo favorável para conhecermos mais o coração misericordioso de nosso Deus que nos ama acima de nosso pecado e assim nos motivar a termos um coração semelhante ao Dele que se doa totalmente por nós. Por isso neste tempo somos chamados a mudar nossas escolhas e aspirações egoístas para escolhas e aspirações que brotam do mesmo amor de Deus, isto é, doação, entrega e serviço.
Que o jejum, a oração e as penitências nos ajudem a termos um coração misericordioso como o de nosso Deus que nos diz: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida.” (Jo 15, 13)

**Pe. Wellington Gustavo de Souza-Pároco**

____________________________________________________________________________
Em nossa paróquia de Santo Antônio temos vivido momentos intensos de oração e penitência que começou dia 18 de fevereiro na Quarta-Feira de Cinzas com a Celebração de quatro Missas sendo às 15h no Lar São Vicente de Paulo e na Matriz no mesmo horário com a imposição das Cinzas e no início da noite Pe. Leandro Vigário Paroquial celebrou a Santa Missa na Capela São José com imposição das cinzas e na Igreja Matriz nosso Pároco Pe. Wellington celebrou a Santa Missa com imposição das Cinzas sinal de conversão e fé.

Também aconteceu no dia 22 de fevereiro o 4º Retiro Espiritual de Quaresma que contou com a participação de cerca de duzentas pessoas, um momento especial ocorrido nas dependências da Fazenda Jequitibá gentilmente cedida pelos proprietários, proporcionando um momento belíssimo de reflexão junto à natureza.

Juntamente às programações acontece nas seis sextas-feiras da quaresma a procissão penitencial que conta com um grande número de fieis tendo início às 5h da madrugada na Igreja Matriz saindo em procissão pelas ruas da cidade com a recitação do Santo Terço, retornando à Igreja prosseguindo com a Celebração da Santa Missa. Todos somos chamados à conversão e através da penitência e do jejum somos levados a uma maior intimidade com Cristo no deserto em preparação para a Santa Semana da Paixão, Morte e Ressurreição, onde devemos fazer a experiência de mudança de atitudes e ações, levando-nos a transformarmos de um velho homem/mulher mergulhados no pecado, para um novo homem/mulher lavados pelo Sangue de Jesus Cristo.

No dia 26 de março como é costume por volta da Semana Santa acontece o Mutirão de Confissões onde se reúnem os Padres de nossa Forania para atenderem as confissões, é de extrema importância a participação para estarmos preparados de corpo e alma para o ponto alto de nossa fé, a Páscoa de Jesus.

Nossa Matriz e todas as comunidades estão participando ativamente desta Quaresma com a Via-Sacra, onde todos os participantes elevam seus pensamentos em Jesus, naqueles momentos tão dolorosos por Ele vividos, com isso podemos nos solidarizar às dores sofridas por Cristo.

Também acontecem em todas as Comunidades, Pastorais e Movimentos paroquiais as formações orientadas pelos integrantes da Equipe da CF e também as reuniões da Campanha da Fraternidade – 2015, estudando e meditando o Tema: “EU VIM PARA SERVIR” tendo como Lema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.

O convite a participar desta preparação é para todos, não deixemos de lado a preparação achando que o momento pode ser amanhã, pois esse momento é agora esse é o tempo favorável que Deus nos preparou. E é tão bom termos um Pai que nos ajuda a caminhar, dando as ferramentas certas para quebrarmos as pedras do caminho, a amolecermos a sujeira que está apegada em nós, que é o pecado e as más ações e até mesmo as omissões.

Este é o Tempo Favorável da Quaresma onde colocamos no deserto com Jesus todos os nossos pecados, erros e omissões para uma verdadeira lavagem, para que nós nos tornemos limpos, brancos como a neve, para ressuscitarmos com Cristo Jesus na sua Santa Páscoa.

A todos os paroquianos apresentamos aqui na 1ª foto a Programação para a Semana Santa. VENHAM! PARTICIPEM!

Fonte: Paróquia Santo Antônio