MENSAGEM DE DOM PEDRO CARLOS CIPOLINI SOBRE O DIA DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

MENSAGEM DE DOM PEDRO CARLOS CIPOLINI SOBRE O DIA DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Ao saudarmos os comunicadores neste dia dedicado aos Meios de Comunicação Social (MCS), não podemos deixar de recordar que Deus é o grande comunicador. Todo amor deseja comunicar-se e como Deus é essencialmente Amor (“Deus é amor” 1Jo 4,16) Ele se comunica conosco. O ponto alto da comunicação de Deus conosco é Jesus Cristo seu Filho. Em Jesus Deus disse-nos tudo o que tinha para nos dizer.
A Igreja, continuadora da missão de Jesus, acolhe com carinho e alegria a possibilidade de anunciar o Evangelho através das maravilhosas invenções, que ajudam de forma extraordinária a comunicação em nossos dias.
O concílio Vaticano II abre as portas para que os meios de comunicação sejam usados na evangelização: “À Igreja , compete o direito de usar e possuir toda espécie destes meios, enquanto são necessários ou úteis à educação cristã e toda obra de salvação” (IM3 ). O concílio coloca como missão dos leigos, impregnar com espírito cristão os MCS com “perícia e espírito apostólico” colocando-os a serviço da evangelização.
Em nossa Diocese esperamos que se desenvolva uma pastoral das comunicações (PASCOM) que ajude no processo de evangelizar. Mostrar Jesus Cristo, colocar as pessoas em contato com Ele, fazendo discípulos e missionários, este é o objetivo da pastoral das comunicações, a qual deve utilizar os recursos técnicos, os mais avançados para atingir seus fins.
Abençoo de coração todos os que se envolvem com a pastoral das comunicações, procurando dar o melhor de si. Que os MCS em nossa Igreja possam divulgar e ajudar na execução do nosso 1º Plano de Pastoral Diocesano; expressão significativa da força do Espírito Santo agindo em nossas comunidades.
Seja nosso lema comunicar para unir no amor de Cristo!

Amparo, 12 de maio, 2013 - Dia Mundial das Comunicações Sociais

+Dom Pedro Carlos Cipolini