MISSA DOS SANTOS ÓLEOS NA CATEDRAL

Centenas de fieis lotaram na manhã desta quinta-feira, 02 de abril, a Catedral Nossa Senhora do Amparo para a Missa dos Santos Óleos. A celebração, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini teve a presença de todo o presbitério da Diocese e seminaristas. Estiveram presentes também agentes de pastoral e representantes de todas as paróquias da diocese.

Na Missa dos Santos Óleos é feita a benção e distribuição dos óleos do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermo que serão usados durante todo o ano nas paróquias. Ainda na celebração, os padres fizeram a renovação dos votos sacerdotais. Os presbíteros reafirmaram, perante o bispo e toda a diocese, seu compromisso com o Sacramento da Ordem e sua obediência ao bispo. Após a renovação, Dom Pedro acolheu, um a um, os padres com um abraço da paz, simbolizando a unidade de Igreja.

“Com as celebrações desta quinta-feira santa, concluímos a quaresma e iniciamos o tríduo Pascal. Esta Missa do Crisma, que o bispo preside concelebrando com os padres da diocese, com a participação dos agentes de pastoral e representantes das comunidades de todas as paróquias, deve ser sinal de comunhão do bispo com sua diocese. Neste momento permitam-me dizer uma palavra de encorajamento a todos: prossigamos firmes na fé! Uma palavra de confiança: Jesus está conosco, tenhamos coragem diante dos desafios! Uma palavra de exortação: Nosso Senhor conta com você, com sua boa vontade e seu empenho missionário em favor do seu Reino!”, disse o bispo.

Na sacristia, ao fim da celebração, os sacerdotes receberam do padre Carlos Panassolo, vigário geral, a mensagem do papa Francisco para o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais. “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” é o tema da mensagem. O evento será celebrado no dia 17 de maio, domingo que antecede Pentecostes. A íntegra do texto foi divulgada no dia 23 de janeiro durante coletiva de imprensa, no Vaticano.

Após a Missa, o bispo, sacerdotes, seminaristas, agentes e representantes participaram de um almoço de confraternização, momento de unidade e extensão da festa do altar.

CERIMÔNIA DO LAVA-PÉS

A Quinta-feira Santa teve ainda a Celebração da Ceia do Senhor, a Missa do Lava pés, às 19h30, na Catedral Diocesana. A missa foi presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelo padre Anderson Frezzato, administrador paroquial.

A Catedral ficou tomada por fieis que acompanharam a celebração que marca momentos grandiosos na vida da Igreja, como o maior mandamento deixado por Cristo, Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros (Jo 13,34) e a instituição da Eucaristia.

Após a homilia, na qual falou sobre a importância do serviço para os cristãos, Dom Pedro, repetindo o gesto de Jesus na última ceia, lavou os pés de doze membros das pastorais da paróquia Nossa Senhora do Amparo. O bispo convidou ainda uma paroquiana que teve seus pés lavados no momento, simbolizando o povo de toda a Diocese de Amparo.

No final da missa o Jesus Sacramentado foi conduzido solenemente até a Capela do Santíssimo pelo bispo e colocado em uma urna para adoração do povo. O momento de oração adentrou a noite, sendo encerrado às 22h30 e continuou na manhã desta Sexta-feira Santa. Às 09h00 aconteceu a última via-sacra, seguida pela adoração.

Fonte: Pascom Diocesana