Celebração de Pentecostes na Matriz

SOLENIDADE DE PENTECOSTES, Santa Missa Celebrada pelo Pároco Pe. Wellington e concelebrada pelo Vigário Paroquial Pe. Bruno que pela primeira vez juntos na mesma celebração, um momento especial para toda a comunidade.

Pe. Wellington nos diz em sua homilia:

Querido Padre Bruno, querido seminarista Aluã, amados irmãos e irmãs, que alegria para nós como comunidade paroquial nos encontrarmos nesta noite santa em que celebramos pentecostes. Cinqüenta dias após a ressurreição de Jesus, após vencer a morte, o mau, o pecado, Ele não nos deixa sozinhos, Ele sobe ao Pai, mas Ele confia a nós o seu Espírito.

Como nós ouvimos na primeira leitura a Virgem Maria mãe de Jesus, nossa mãe, mãe dos discípulos reunidos em oração no cenáculo, nesta sala onde aconteceu a última ceia e também onde o Espírito foi derramado, os discípulos estavam lá trancados, com medo e diziam: se mataram a Jesus nos matarão também. Mas estavam unidos em oração, é o início da Igreja quando o Pai e o Filho derrama sobre nós o Espírito Santo que é a terceira pessoa da Santíssima Trindade é o amor do Pai e do Filho.

Esse mesmo Espírito que o Senhor nos dá no Sacramento do Batismo, na confirmação na Crisma, é Jesus que dá o Seu Espírito a nós.

O Espírito Santo, irmãos e irmãs, Ele tem três características, gera em nós três coisas:

PRIMEIRO ELE NOS ENSINA A FALAR NOVAS LÍNGUAS, porque o Espírito Santo nos dá a graça de falar essa língua, a língua do amor. Nós nos relacionamos, nos damos a conhecer, nos comunicamos pela língua, pela fala, o Espírito Santo vem nos dar essa nova linguagem, a linguagem do amor. Em qualquer lugar que nós formos pelo mundo se nós agirmos com amor, todos irão entender porque nós somos os discípulos de Jesus Cristo.

SEGUNDA É A UNIDADE, há diversos dons, diversos carisma, mas cada um tem sua particularidade que recebeu do Espírito Santo. O diferente não significa competição, que um é maior ou melhor que outro dom, mas estes diferentes dons e carismas é unicamente para SERVIR.

TERCEIRA É A TRANSFORMAÇÃO, o Espírito Santo transforma o velho homem, velha mulher em um novo ser renovado, olhem os Apóstolos trancados no cenáculo, tristes, com medo, acuados, e de repente, recebem o Espírito Santo e já começam a pregar, a falar de Jesus e todo mundo entende. Olha que mudança radical o Espírito Santo gerou na vida deles.

Assim também somos nós que recebemos o Espírito Santo, devemos deixar Ele nos transformar, mas esta transformação é por dentro que acontece, não por fora, no exterior, mas é no coração.

E nós, nesta festa de pentecostes que estamos celebrando hoje será que estamos deixando o Espírito Santo, que mora em nós pelo Batismo, pela Crisma, nos transformar por dentro? Será que nós deixamos o Espírito Santo fazer de nós homens e mulheres novos? Que falam na linguagem de Jesus, na linguagem do amor? Será que deixamos o Espírito Santo agir em nós e a gente promove a união, promove a amizade?

Por isso hoje irmãos e irmãs, vamos pedir esta graça desta Eucaristia para que o Senhor também derrame sobre os nossos corações esse mesmo Espírito Santo para nos transformar como Ele transformou os discípulos e tantos santos e santas nesta caminhada bonita da Igreja.

Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio