Diocese Realiza Celebração de Pentecostes

No dia 24 de Maio, domingo, a igreja matriz de Santa Maria, localizada na cidade de Jaguariúna, ficou totalmente tomada pelos fieis em um momento único de celebração diocesana por ocasião da Solenidade de Pentecostes. Reuniram-se os sacerdotes e representantes de todas as paróquias que compõem a Diocese de Amparo, também religiosos, religiosas e os seminaristas.

O evento que marca o dia de Pentecostes ajuda, também, a “família cristã se reunir já que, às vezes, é bom a família se reunir para rezarem juntos, se alegrarem e registrarem esse momento”, disse o Bispo Diocesano de Amparo, Dom Pedro Carlos Cipollini, no início do encontro.

Monsenhor Carlos Panassolo, vigário geral da Diocese, deu início ao encontro acolhendo à todos os representantes das paróquias. Padre Milton, pároco no local, fez uma motivação para que todos entrassem num clima orante. Na sequência, a imagem de uma pomba, símbolo bíblico que representa o Espírito Santo, foi levado até à frente pelos jovens da Diocese.

Na reflexão do Evangelho, proclamado pelo Pe. Alexandre, Dom Pedro Carlos explicou a todos o sentido da Solenidade celebrada. Exortou à todos para que permaneçam na unidade e que continuem desenvolvendo os trabalhos, sempre na presença do Espírito. Resgatou suas palavras expressas na Carta Pastoral: “O Espírito Santo é o protagonista da missão eclesial. Somente uma Igreja repleta do Espírito Santo, será capaz de assumir o desafio da missão em meio aos conflitos e dramas nos quais estamos envoltos. Isso porque: sem o Espírito de Deus fica distante; Cristo permanece no passado; o Evangelho é letra morta; o culto, uma simples recordação; e a prática cristã, uma moral de escravos. Mas no Espírito Santo, o Cosmo é elevado e geme em dores de parto do Reino; o homem luta contra a carne. Então: Jesus ressuscitado está aqui; O Evangelho é potência de vida; a Igreja significa comunhão trinitária; a autoridade é um serviço libertador; a missão um pentecostes; a liturgia é memorial e antecipação e a ação humana é divinizada” (Ignácio Hazim, Patriarca de Antioquia, Discurso na IV Assembleia do Conselho Ecumênico das Igrejas em Upsala, 1968).”

Na sequência, dom Pedro Carlos realizou o Rito no qual o Círio Pascal foi apagado. Todo o povo pôde acompanhar carregando suas velas, acesas no Círio, simbolizando a missão que recebem para serem uma “Igreja em saída”.

Monsenhor Carlos Panassolo, fez uma belíssima retrospectiva dos últimos 5 anos de Diocese recordando a posse de Dom Pedro Carlos e todos os trabalhos desenvolvidos até então, de modo especial o Plano de Pastoral com suas prioridades e encontros realizados.

Dom Pedro Carlos agradeceu todo o trabalho que Monsenhor Carlos desenvolveu até então. Em seguida, deu a posse como novo Coordenador de Pastoral Diocesano, ao Pe. Anderson Frezzato, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Catedral. A nomeação foi lida pelo Chanceler, Pe. Bruno Rossi e entregue ao novo Coordenador de Pastoral. Dom Pedro saudou-o e dirigiu palavras de ânimo para os trabalhos a serem desenvolvidos.

Ao final, Pe. César Domingues de Oliveira, fez a leitura do Decreto de implantação do Diretório Econômico Administrativo Financeiro, para todas as paróquias da Diocese. Dom Pedro Carlos procedeu com a entrega desse material para os padres e representantes do Conselho Econômico Administrativo das Paróquias, que estavam ali presentes. Por fim, deu a benção final, exortando à todos que permaneçam firmes na fé e unidos como Igreja diocesana.

Fonte: Diocese de Amparo