Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
9º Dia da Trezena de Santo Antônio

 
Imagem

Neste 9º dia da Trezena Celebra a Santa Missa o Pe. César Domingues de Oliveira Pároco da Paróquia Sant´Ana – Pedreira.

Tema: “Cessem as Palavras, falem as obras“.

Pe. Cesar nos diz:...
Padre Wellington, Padre Bruno e queridos irmãos e irmãs.
Vimos que o tema deste dia da trezena é “cessem as palavras, falem as obras”, não que as palavras sejam ruins, mas Santo Antônio queria dizer com isto que as palavras são vans, as palavras são vazias, sem sentido se as obras não as confirmam, se não mostram coerência, se as obras não são testemunhos autênticos das palavras que exprimem a fé que professamos. Por isso ele dizia: estamos saturados de palavras que falem as obras.
Isso serve também para os nossos tempos, pois estamos carentes de testemunhos, carentes de coerência nas coisas que falamos, nas pregações, nas promessas, quanto vazio, quanta superficialidade nas palavras que tanto prometem, mas não são coerentes com a sua promessa. Não certamente dessas palavras que o mundo precisa, mas precisa de palavras que são confirmadas pelo testemunho das obras. Daquelas obras que Jesus fala no Evangelho de hoje que nos faz vencer, sal da terra e luz do mundo. Se nossas obras não testemunharem o amor que nos temos a Deus e pelos nossos irmãos a fé que nós professamos, n]os vamos ser esse sal que já não serve pra mais nada, que já perdeu o sabor, que já não tempera este mundo com as virtudes cristãs, já não tempera mais este mundo com a fé a caridade e com a esperança.
Nós sabemos muito bem pra que seve o sal, para conservar os alimentos da corrupção e para dar sabor, para dar gosto aos alimentos e pra isso que serve também a fé e as boas obras de um cristão, pra que este mundo não se estrague, para que este mundo não se perca, nossa vida para viver neste mundo tenha sentido, tenha vocação. Nós somos sal da terá em Cristo quando realizamos estas boas obras para as quais Ele nos preparou, Ele nos prepara a cada dia com a sua graça, com as boas inspirações do Espírito Santo no nosso coração, através da nossa intimidade com Ele, nas boas obras que surgem ao longo do dia e que devemos realizar na família no trabalho na comunidade, na Igreja e que vá mostrando ao mundo o nosso testemunho da nossa generosidade da nossa bondade, do nosso espírito de serviço, de comunhão, das bem-aventuranças que ouvimos ontem, colocadas em prática que nós estamos com a nossa fé dando sentido.
Por isso as boas obras também devem revelar que Jesus é a luz da nossa vida, que Jesus é a luz do Mundo, que ele é a luz que nos tira do caminho errado, da escuridão que pode nos fazer tropeçar, que pode nos fazer cair e não ver o sentido. As nossas obras tem que apontar para a luz que é Jesus e não para nós mesmos, não para as nossas doutrinas e para os nossos ideais tantas vezes fracos por causa da nossa inteligência tantas vezes obscurecida por causa das fraquezas do nosso coração. A luz é Ele e é para Ele que devemos direcionar e as nossas boas obras devem manifestar a Sua luz, a Sua presença em nós, o Seu amor em nós, a Sua verdade em nós aquela que verdadeiramente liberta do pecado.
Queridos irmãos e irmãs, que cessem as palavras sem sentido e que as boas palavras, as palavras cheias de verdade sejam testemunhadas. Sejamos o sal e a luz como as obras que o Senhor nos ensinou a praticar, das obras que o Senhor testemunhou com a Sua vida em com a Sua paixão que nós a realizasse-mos e com esse mesmo espírito possamos realizá-las.
Santo Antônio quando diz isto ele fala que essas boas obras são suscitadas pelas várias línguas que o Espírito Santo suscitou em pentecostes no coração dos fiéis e são essas línguas as que os outros vê em nós quando praticamos essas boas obras a saber diz ele: a humildade, a obediência, a caridade, a fidelidade a paciência, enfim todas aquelas virtudes que são enumeradas para a prática cristã.
Senhor que o Senhor possa nos ajudar a entender isso e com a força e a graça do Espírito Santo e com a intercessão de Santo Antônio possamos falar esta linguagem nova suscitadas pelo Espírito das obras vivenciadas, testemunhadas com a nossa fé que sejam de fato um testemunho autentico da nossa fé e do nosso amor ao Senhor.


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS
Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE