Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
10º Dia da Trezena de Santo Antônio

 
Imagem

Neste 10º dia da Trezena Celebra a Santa Missa o Frei Adriano Dias do Nascimento, Vigário Paroquia da Paróquia São Benedito – Amparo

Tema: «A caridade é a alma da fé, torna-a viva, sem o amor a fé esmorece»

Frei Adriano nos diz:...
Queridos irmãos e irmãs, querido padre Wellington, também o seminarista Marcos, todos os auxiliares do altar, os coroinhas. É uma alegria estarmos juntos celebrando este momento de festa de alegria que é a trezena de Santo Antônio.
A liturgia hoje, a Palavra de Deus nos fala muito dentro do tema que hoje celebramos “A caridade é a alma da fé, torna-a viva, sem o amor a fé esmorece”, o que nós ouvimos é que Deus tem suas leis, seus mandamentos e são esses mandamentos e leis de Deus que vão conduzir o povo de Deus, alias vão ser a identidade do povo de Deus ao longo da história. Diante de tantos povos são os mandamentos que vão dar essa característica, essa identidade a esse povo e confirmar o povo no seu seguimento a Deus.

Hoje isso vale também para nós, Deus tem suas leis e mandamentos, mas ao mesmo tempo Jesus vem ao mundo para falar da lei maior que é a lei do amor. Jesus é aquele que dá a sua vida por nós, Jesus é aquele que anuncia que Deus é nosso Pai, que Deus nos ama, Deus tem suas leis seus mandamentos como expressão deste amor desta caridade, então Deus é o primeiro a ter caridade por todos nós. Ele transborda a sua caridade o seu amor a sua misericórdia por todos nós.
Os dez mandamentos simbolizam o respeito com tudo o que pertence a Deus, a vida é um dom de Deus, a vida não é propriedade nossa, nós somos administradores deste grande dom precioso que é a vida. E para bem administrar este dom nós temos os mandamentos que nos ensina a respeitar a nós mesmos a respeitar o próximo e com certeza amar a Deus sobre todas as coisas. E neste amor a Deus construir todo um mundo de fraternidade uma maneira de nos relacionarmos uns com os outros no modo de Deus que é propor a comunhão, a felicidade, a paz o respeito, a alegria a mansidão, tudo aquilo que são as virtudes. Jesus vem no Evangelho mostrar isso que a lei não estaria mais gravadas só em pedras, ou madeira, ou algum tipo de papel, mas estaria gravada em nossos corações pelo Espírito Santo isso é o mais importante para nós. Seguimos aquilo que estamos seguindo não porque alguém está obrigando, porque alguém está nos ameaçando, mas ter consciência, somente a mar, pois aquele que ama obedece.

O amor é o pressuposto, é o pano de fundo, é a condição para aquele que obedece, não existe obediência se não existir o amor. É o amor que deve guiar a obediência, e não simplesmente o medo ou a obrigatoriedade de uma lei, então Deus e sobretudo Jesus ao assumir a condição humana, vem revelar para nós essa lei do Espírito onde o mandamento de Deus passa a ser gravado não em objetos, mas no nosso coração, na nossa vida.
Por isso Jesus quer superar todo tipo de legalismo, todo tipo de lei que sirva para oprimir criar situações que prejudique alguém. Santo Antônio é aquele que vence as tentações é aquele exemplo de virtude, Santo Antônio ele conhece a Palavra de Deus, vive esta Palavra de Deus com amor, Santo Antônio é chamado também de chama ardente da caridade, porque foi um homem que se dedicou ao bem, ao próximo, se dedicou a ajudar as pessoas, ele realmente olha por todas as pessoas.

Que nós possamos também na nossa vida, na simplicidade da nossa vida, no nosso serviço a Deus ter também esta disposição de amar a Deus sobre todas as coisas, vivendo seus mandamentos e amando ao próximo como a si mesmo e mais ainda, “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” diz o Senhor Jesus, esse é o mandamento novo. Seguindo a Jesus nós entendemos esse grande amor que Santo Antônio sempre teve por todas as pessoas.

Para encerrar esse momento vamos agora rezar uma oração chamada de Responso de Santo Antônio, esta oração foi composta em 1233 por um Frei Franciscano contemporâneo de Santo Antônio, Santo Antônio conheceu São Francisco e até pediu licença para ensinar a teologia aos Frades Franciscanos que na época não estudavam teologia. Então Santo Antônio é o primeiro teólogo da Ordem Franciscana, então após o seu falecimento continuou seus milagres foi canonizado foi quando esse Frei compôs esta oração chamada:


Responso de Santo Antônio.

-Contra os males e o demônio;
-Quem Milagres quer achar;
-Busque logo Santo Antônio;
-Que hoje vamos celebrar.

(Refrão)
-Sempre atende as nossas preces;
-Ao doente torna são;
-E vencendo as injustiças;
-Tira o preso da prisão.


-Às famílias abençoa;
-Protegendo o casto amor;
-Se de Pádua foi glória;
-De toda a Igreja é doutor.


-Pois atende a todo mundo;
-Não vê tempo nem lugar;
-Leva o pão a quem tem fome;
-O perdido faz achar.


-Não há Santo mais humano;
-Nem mais próximo de nós;
-Lisboita ou paduano;
-Sempre atende a nossa voz.


-Demos Glória ao Pai e ao Filho;
-Ao Paráclito também;
-Em Antônio e em Francisco;
-Nos saudemos Paz e Bem!


****VIVA SANTO ANTONIOOOOOOOOOOOO!!!!!!!





CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS




Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE