Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
11º Dia da Trezena de Santo Antônio

 
Imagem

Neste 11º dia da Trezena Celebra a Santa Missa o Pe. Carlos Eduardo Correa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Brotas – Lindoia.


Tema: «Em parte alguma pode um homem compreender melhor sua dignidade do que no espelho da Cruz»

Pe. Carlos nos diz:
Caros irmãos no sacerdócio, Padre Wellington, Padre Bruno, irmãos e irmãs. Que bonito ver essa Igreja repleta de fieis celebrando esta trezena em honra louvor ao glorioso Santo Antônio, ele que é padroeiro desta paróquia, desta cidade e vocês que te ele com tanta estima, tanto carinho, amor e devoção.
E a trezena de vocês cada dia tem um tema, e o tema de hoje é: «Em parte alguma pode um homem compreender melhor sua dignidade do que no espelho da Cruz», frase profunda e que deve levar cada um de nós a pensar e a rever o que Santo Antônio disse com esta frase, sobre a dignidade em que a pessoa não pode encontrar lugar nenhum sua dignidade sem o espelho da cruz.

O que nós entendemos por dignidade?

A palavra dignidade significa que a qualidade de uma pessoa honesta, de uma pessoa exemplar, de uma pessoa que professe com decência, com honestidade, e somente olhando pra cruz a pessoa vai poder entender tudo isso, só que nós precisamos entender também o que é a cruz para nós.
A trezena de Santo Antônio é um acontecimento que Santo Agostinho ensinou e Santo Antônio antes de ser franciscano ele era da Ordem Agostiniana, e Santo Agostinho vai dizer e ensinar que no Calvário haviam três pessoas, homens condenados à morte, um que daria a salvação, o outro que a receberia e o outro que a perderia, um do lado do outro e Jesus no meio olhando com olhar de amor. Para nos ensinar que a salvação estava diante dos olhos dos dois que estavam ao lado de Jesus, no entanto a reação de ambos foi diferente, um que nós conhecemos como São Dimas que acolheu a salvação e pediu pra Jesus: Senhor conceda-me a graça de estar contigo no paraíso, e Jesus disse: Ainda hoje estará comigo no paraíso. E o outro se negou a receber salvação.

Estamos vendo tudo isso pra ver o que a cruz representa pra nós, Santo Antônio diz em sua frase de hoje que a cruz precisa ser um espalho para nós. E o que você vê na cruz de Jesus? O que ela reflete na sua vida? Qual o significado da cruz de Jesus pra você?

A cruz pra muitos é lugar de maldade, pra outros é lugar de bondade, pra alguns é lugar de ódio, pra outros de amor, pra alguns é lugar de vingança, pra outros de perdão, pra muitos é lugar de morte, pra outros é lugar de vida. Nós precisamos pensar também na nossa caminhada de fé, nós temos que ter convicção na salvação que nós vamos receber, que nós de fato, seguimos a Jesus, amamos a Jesus, e olharmos pra Jesus e vermos que na cruz de Nosso Senhor deve refletir tudo isso na nossa vida.

As doenças que o ser humano adquire nos seu dia a dia provem do que? Provêm de vírus e bactérias. Quais são as doenças que os seres humanos muitas vezes propagam no seu dia a dia e que ele poderia impedir com as suas boas obras, suas atitudes, sendo de fato reflexo da cruz de Nosso Senhor, uma delas é a doença da fofoca, da mentira, da falsidade isso vai se disseminando, é como um vírus que vai contagiando, alastrando e nós podemos curar esse tipo de doença, evitando praticar isso.
Tem muitas coisas que nós devemos pensar iluminados pelo Evangelho de hoje: Quais são as coisas que ainda estão nos impedindo de seguir este caminho de Nosso Senhor e de compreender que de fato a cruz quer nos ensinar como de fato nós temos Deus como tudo na nossa vida. Nós não vamos precisar de nada mais, além de Deus, porque Deus precisa e deve ser o tudo que precisamos. Por isso quem vive nesta vida amando, servindo, perdoando é uma pessoa despojada de tudo livre e pronta para servir e seguir a Deus e de fato reconhecer a sua dignidade como pessoa e como verdadeiro filho e filha de Deus.

Agora vamos pedir que Santo Antônio que a Palavra de Deus no dia de hoje, e que a intercessão do glorioso Santo Antônio leve cada um de nós a pensar e a refletir sobre a valorização da pessoa humana, a valorização de cada um e olhar para cruz de Nosso Senhor e nela nós vamos reconhecer de fato a nossa verdadeira dignidade e não nas coisas que muitas vezes o mundo quer nos oferecer.

Que Santo Antônio nos ajude a fazer como ele fez, sendo fiel seguidor de Nosso Senhor, confiando em Nosso Senhor assim como ele confiou, amando como ele amou, servindo como ele serviu e perdoando como ele perdoou.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE