Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
DIA DE SANTO ANTÔNIO- 2015 - MISSA DA 10 HORAS.

 
Imagem

Neste 13º dia, quando comemoramos nosso Grande Padroeiro Santo Antônio Celebra a Santa Missa da 10 horas nosso Pároco Pe. Wellington Gustavo de Souza.
_________________________________________________________________________


Nesta celebração Pe. Wellington abençoou um cálice e uma patena trazida por ele de Assis na Itália, a cidade de São Francisco onde estiveram os peregrinos quando retornaram da Terra Santa neste mês de maio. Estes objetos litúrgicos representam, como disse Pe. Wellington uma certa unidade entre nossa paróquia e cidade do “pai” da Ordem Franciscana que Santo Antônio escolheu como sendo sua vida depois de ter sido Agostiniano, Santo Antônio se tornou Franciscano.

Por isso este momento foi muito emocionante, principalmente tendo em vista a intenção que nosso querido pároco teve em relacionar as duas coisas, deixando assim uma forma de fortalecimento de nossa fé, quando todas as vezes em que Cristo for elevado neste Cálice e nesta Patena com Seu Corpo e Seu Sangue Preciosíssimo, poderemos lembrar que esta paróquia que faz reverência à Santo Antônio, reconhece sua proteção e intercessão junto a Jesus.


_________________________________________________________________________
Tema: «Santo Antônio Grande Pregador do Evangelho"

Pe. Wellington nos diz:...
Querido seminarista Everton, amados irmãos e irmãs, que dia de alegria para nós povo desta cidade que leva o nome de Santo Antônio. Quando lembramos a figura de um santo muitas vezes vem na nossa cabeça aquela ideia errada de santidade, de que santo é alguém fora do mundo, é alguém perfeitinho, de que santidade é só pra alguém que desceu prontinho do céu, isso não é santidade. Santidade é permitir que Deus manifeste a sua santidade em nossa vida, no nosso coração, em nossa história. É deste jeito que Deus age em nós.

Por isso Santo Antônio que hoje celebramos é um ser humano como qualquer um de nós, que também encontrou dificuldades, ficou doente, teve problemas e que também sofreu e também pecou. Mas porque nós encontramos em Santo Antônio a santidade? Porque ali se percebe no jeito de ser dele que Deus ali encontrou lugar, que Deus se manifesta na vida dele.
Deus deseja manifestar-se na vida de cada um de nós, por isso no dia do nosso batismo, nós nos tornamos templo do Espírito Santo e se nós permitirmos que ele aja em nós, também seremos santos, como Santo Antônio foi. E uma das grandes características de Santo Antônio é que ele é um grande pregador do Evangelho, mas o que é pregar o Evangelho? É decorar algumas frases bíblicas? Não. Ser pregador do Evangelho é pegar uma bíblia e sair batendo de casa em casa? Não. Ser pregador do Evangelho é querer enfiar na cabeça dos outros aquilo que nem a gente faz e querer que o outro faça? Não.

Pregar o evangelho é ser portador de uma boa notícia! A palavra Evangelho vem do Grego e significa Boa Notícia.

Ser pregador do evangelho é ser uma boa notícia, por isso Jesus como vimos no Evangelho de hoje, escolhe setenta e dois discípulos e envia a pregar o evangelho onde Ele deveria ir. Olha a responsabilidade que Jesus confiou a todos os seus discípulos, cada um de nós é esse discípulos porque nós fomos batizados, Santo Antonio nós o chamamos de Santo porque ele colocou em prática este evangelho, ele se tornou um pregador do Evangelho e se tornou um mensageiro da Boa Nova, da Boa Notícia, e qual é essa boa notícia? É que Deus nos amou, de que Deus nos ama, Deus não é nosso inimigo, aquele homem severo, Deus não é um homem sentado no trono com um caderninho preto na mão anotando tudo o que a gente faz de errado para nos condenar.

Não é esse Deus que Santo Antônio anuncia, mas ele anuncia um Deus que é amor, que é misericórdia, um Deus que corre atrás do ser humano que sente amor para salvar o ser humano.
Por isso hoje irmãos e irmãs vamos nesta cidade, nós nesta querida Paróquia de Santo Antônio somos chamados a seguir o exemplo do nosso querido padroeiro, cada um de nós aqui precisa se tornar um grande pregador do Evangelho, um grande anunciador da boa Nova, precisamos o nosso egoísmo espiritual: eu rezo tá bom demais, eu vou a missa tá bom demais, eu leio a bíblia já cumpri minha obrigação minha gente isso é egoísmo espiritual!

Isso não é santidade, pois estamos pensando somente no eu, isso é pecado. Ser pregador do Evangelho não basta eu apenas rezar, louvar a Deus, ir a Igreja, mas eu preciso levar isso aos outros, olha o que Jesus ordenou: Ide Por Todo o Mundo e Pregai o Evangelho”. Eu preciso comunicar o Evangelho à todos senão estão vazios. Nós precisamos falar às pessoas do trabalho, na rua, que nosso Deus é amor e devemos anunciar com entusiasmo, mas as vezes nós somos igual urubu só fica atrás de carniça, falamos mal do coordenador, falamos mal da Igreja, fala mal do padre, do bispo, do papa, a gente coloca medo no outro, isso não é ser pregador do evangelho, mas ser um verdadeiro pregador do Evangelho é anunciar que Cristo é amor.

É engraçado que desde pequeno a gente já ensina o Evangelho errado e amedronta as crianças: fica quieto que o santinho chora, não faz isso que o padre fica bravo, não faz isso que Deus castiga. Isso é pregar um Deus que não existe! Isso não é pregar o Evangelho, porque pregar o que Cristo mandou é pregar o amor, Deus é amor!

Santo Antônio quando viu chegando os corpos dos mártires que tinham ido pro Marrocos e sido mortos, ele também quis ir, para testemunhar a sua fé, ele também queria ir morrer por causa de Jesus, ele era apaixonado por Deus, por isso era um grande pregador do Evangelho.
Santo Antônio tinha um grande amor pelo ser humano por isso ele ia falar do Evangelho pras pessoas, quem ama não deixa o outro quebrar a cara, se sair mal, e Santo Antônio queria salvar os outros através de sua pregação. Com sua pregação consegui muitos inimigos como por exemplo, uns agiotas que habitavam sua cidade e Santo Antônio os criticava pela prática da agiotagem, certo dia eles convidaram Santo Antônio para jantar e durante o jantar serviram-lhe vinho com veneno e ele tomou o vinho e nada lhe aconteceu, porque ele pregava a verdade e Jesus estava com ele, e com isso muitos desses agiotas se converteram e deixaram essa prática. Nós para sermos um pregador do Evangelho primeiramente temos que amar o outro nós temos que amar o ser humano.

Nós para sermos verdadeiros pregadores do Evangelho precisamos dar nosso testemunho, com nossa própria vida, não basta nos falarmos se não vivenciarmos o que falamos. Precisamos praticar entes de falar, não adianta eu falar para meu filho: vá na missa e eu não ir, não adianta falar não faça isso ou aquilo se o filho o vê fazendo, não adianta você trazer seu filho para a catequese ou para a missa e deixa-lo na praça de carro e ir embora. Ser pregador do Evangelho não é falar palavras bonitas, mas ter atitudes bonitas, dignas, dar exemplo para que outros o sigam.

Santo Antônio vive tudo aquilo que ele fala, por isso é o grande pregador de Evangelho.

Se nós conseguirmos em nossa vida ter as três atitudes que são:
-UM AMOR APAIXONADO A DEUS;
-UM AMOR AO PRÓXIMO;
-COLOCAR EM PRÁTICA AQUILO QUE EU FALO.

Nós poderemos nos tornar grandes pregadores do Evangelho assim como Santo Antônio, por isso na imagem dele o Menino Jesus está sentado em cima da bíblia, para dizer que na vida e nos ensinamentos de Santo Antônio a Palavra se fez Carne a Palavra de Deus se tornou visível porque ele é esse grande pregador do Evangelho.

Por isso vamos pedir ao nosso Grande Padroeiro Santo Antônio, que ele interceda por nós junto a Deus e faça cada um de nós grandes pregadores do Evangelho.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



CLIQUE AQUI PARA FOTOS DAS LAUDES AS 6 HORAS

CLIQUE AQUI PARA FOTOS DA MISSA DAS 10 HORAS

CLIQUE AQUI PARA FOTOS DO LEVANTAMENTO DO MASTRO DE SANTO ANTÔNIO

Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE