Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
MISSA SOLENE E PROCISSÃO DO PADROEIRO SANTO ANTÔNIO

 
Imagem

Dia de Santo Antônio, Celebra a Santa Missa Solene o Administrador Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebram o Pároco Padre Wellington e o Vigário Paroquial Padre Bruno.

Tema "Santo Antônio grande pregador do Evangelho".

Prezados padres, prezados irmãos e prezadas irmãs, a Palavra de Deus maravilhosa como sempre, vem até nós neste dia santo, dia de feriado aqui em Santo Antônio de Posse, muitos passaram o dia descansando encontrando os amigos e hoje nós nos encontramos nesta praça bonita para encontrar o nosso melhor amigo: Jesus.

Jesus do qual fala a palavra de Deus na primeira leitura de que vai plantar uma arvore que vai crescer e se tornar grande, frondosa e esta arvore é Jesus, a arvore da vida, a vida que não termina, e a segunda leitura fala do julgamento e quem julga é Jesus.Durante toda a nossa vida é o tempo da misericórdia o tempo da mudança e da conversão, Deus tem paciência conosco, mas na hora da nossa morte é a hora da justiça de Deus, Deus não seria bom se Ele não fosse justo , a justiça faz parte da bondade. Toda nossa vida é o tempo da misericórdia, na morte um minuto é o tempo da justiça.
E sobre o que nós seremos julgados? O Evangelho nos diz se nós entramos ou não entramos no Reino de Deus, o Reino de Deus não e só depois que a gente morre, lá é a consumação, ele estará completo, ma o Reino de Deus já está no meio de nós. Jesus faz a comparação da semente, você nem percebe a semente de baixo da terra, mas ele está lá germinando, o reino de Deus ele não é barulhento, então quem entrou na dinâmica do Reino de Deus será salvo e quem não entrou vai ser recusado.

E onde nós percebemos o Reino de Deus? Quando Você é bom, quando você vence o mal fazendo o bem, o Reino de Deus está presente quando a pessoa reparte o pão com quem não tem, o Reino de Deus está presente quando você é honesto, não rouba. Quando você não é violento, não mata. O Reino de Deus está presente onde você trabalha pela paz, está presente naquela família que luta, trabalha para manter os filhos, o Reino de Deus está presente quando você usa o teu cargo para fazer o bem, quando você não faz o mal, o Reino de Deus está presente quando você ajuda o doente, quando você cumpre bem o seu trabalho a sua profissão O Reino de Deus está presente em tudo isso, e se você pensar bem você vê que o Reino de Deus esta ai. E nós rezamos e fazemos força para que ele aconteça cada vez mais.

É este Reino de Deus que vai vencer! Não nos iludamos. O anti-reino é o contrário onde tem maldade, violência, ódio, rancor, onde não há perdão, onde há corrupção, essas forças do anti-reino que são contrárias ao Reino de Deus elas já perderam, quando Jesus morreu na cruz Ele já derrotou o maligno, e quem faz essas coisas trabalha para o maligno que já foi derrotado na por Jesus na cruz. Então quem está trabalhando contra o Reino de Deus já perdeu a parada só que não sabe, pensa que vai ganhar, mas não vai.
Deus às vezes pode perder no varejo aqui, ali, mas Ele ganha no atacado.

Então meus irmãos e irmãs, hoje nós celebramos Santo Antônio que foi um grande profeta, nós recordamos Santo Antônio por muitas coisas, parece até que ele era um moçinho, delicado, fazendo coisinhas daqui, dali, mas não. Santo Antônio foi um profeta. O que é um profeta? É aquele que anuncia o Reino de Deus e denuncia tudo o que vai contra o reino de Deus. Ele tem nas mãos o Evangelho e o Menino Jesus sentado em cima do Evangelho, porque do Evangelho sai Jesus, e Jesus pequenino e quem julga o mundo são os pequenos e pobres.

Então meus irmãos, Santo Antônio denunciou muito as forças contrárias ao Reino de Deus. Nós recordamos Santo Antônio como o Santo casamenteiro, porque? Porque na época dele existia uma lei em Pádua onde ele vivia que impedia a moça pobre de casar com o moço rico,
Não podia casar porque ela não tinha dinheiro para fazer o enxoval não tinha dote, se amavam, mas não podia, Santo Antônio trabalhou arduamente para mudar esta lei.
Outra coisa injusta que ele conseguiu mudar mobilizando as consciências é que na cidade de Pádua, tenham muitos usurários, que são pessoas que emprestavam dinheiro e quando não conseguiam pagar as dívidas tinham que dar os filhos como escravos para pagar as dívidas, Santo Antônio também ajudou a mudar esta lei da miséria, lei da exploração.

Por isso que Ele é tão querido, porque foi profeta, em nome de Deus anunciou o Reino de Deus e denunciou as forças do anti-reino. Certo dia Santo Antônio estava na rua e ia passando um enterro, ele então disse: Esse que morreu ai não tem coração, pode olhar que não tem. Pararam o enterro abriram o caixão olharam e não tinha coração no defunto, ficou todo mundo horrorizado, porque Santo Antônio era um taumaturgo, ele tinha o dom de fazer esses milagres. Perguntaram a ele: onde está o coração desse homem então? Ele disse, vai na casa dele ta dentro do cofre dele junto com o seu dinheiro. Porque Jesus disse: Onde está o teu tesouro ai está o teu coração.

O dinheiro que toma o lugar de Deus, quanta corrupção, roubalheira tem neste mundo, dinheiro que é para fazer o bem a pessoa pega pra ele e não faz nada, Deus está vendo! Vai cobrar, então precisa se converter, Santo Antônio falava, converta enquanto é tempo porque vai vir o tempo que você não vai ter mais tempo e vai ter que dar conta do tempo que Deus te deu para se converter e com Deus ninguém brinca, pensa que Deus é bobo, Deus é muito bom, ele deixa afinar os instrumentos a banda afina os instrumentos até a hora que ele diz: agora é pra tocar e tem que tocar! E tem que dançar também!

Então Santo Antônio chamava à conversão, converter-se e crer no evangelho, largar de fazer o mal e fazer o bem, largar de aproveitar da bondade alheia e fazer o bem, porque se assim não for nós não entraremos no Reino do Céu, que dura para sempre, com a nossa morte o Reino de Deus que está no Evangelho ele entra na dimensão da eternidade e não terá mais fim, nos viveremos com Deus na alegria eterna para sempre.

Com Santo Antônio profeta, uma paróquia que tem Santo Antônio como padroeiro ela precisa sempre estar atenta a apresentá-lo como ele era, não só um santo do sentimento, mas também da razão do Evangelho, que chama à conversão, que chama para cumprir na vida o que Jesus falou, porque quem é o homem sábio, que será feliz para sempre? O que construiu a casa na rocha e a rocha é Jesus e o Seu evangelho, este tem projeto de vida correto.
O homem louco é o que constrói sua casa na areia movediça, das paixões, do amor ao dinheiro, do amor ao poder, etc. Esquecendo a caridade.

Meus irmãos e irmãs, que esta festa de Santo Antônio nos ajude a caminhar para verdadeira conversão e que Santo Antônio interceda por esta cidade ajudando-a a progredir.
A primeira vez que vim aqui nesta cidade há muitos anos atrás esta cidade era pequenina, hoje é uma cidade que cresceu, ficou bonita, desenvolvida, mas tem muitas coisas ainda para serem feitas no campo da saúde no campo da pacificação do coração das pessoas, das realidades, ajudando as famílias a progredir cada vez mais.

Quero terminar aqui fazendo um apelo público à Câmara Municipal desta cidade para que não aprove a Lei de Gênero que é uma Lei contra o ser humano, contra Deus, porque esta Lei do Gênero diz assim: que tem que ensinar em todas as escolas que a criança nasce sem ser homem e sem ser mulher, depois quando fica grande que vai decidir se quer ser homem ou se quer ser mulher. Se esta Lei for aprovada vai ter que ensinar nas escolas essas coisas, e ai se aprova a Lei de Gênero, o SUS que já não dá conta de cuidar da saúde no que é básico, vai ficar tendo que ficar fazendo operação de mudança para troca de sexo, porque vai ser Lei. É o fim do mundo, mas está nas mãos da Câmara Municipal, eles é que irão decidir. O congresso não aceitou, mas o governo atual não se deu por vencido, fez uma gambiarra e jogou para a Câmara Municipal, pensando que a Câmara Municipal não vai fazer nada, então eu acho que a Câmara tem que pensar, porque isso não é questão de religião não, isso é uma coisa contra o ser humano, é uma questão antropológica e não de religião. Onde já se viu dizer que a criançinha vai ser educada sem poder dizer pra ela se ela é um homem ou se é uma menina.
O que é isso, onde já se viu, dá até vergonha dizer que as autoridades que nos governam, tem coragem de propor uma Lei dessas, quanto mal vai fazer na cabeçinha das crianças. Então que Santo Antônio que está com o Menino Jesus no colo, não deixe que esta Câmara Municipal desta cidade aprovar esta barbaridade. E vocês que votaram na Câmara fique de olho, para ver o que vai acontecer porque nós que acreditamos em Jesus e acreditamos no ser humano, na dignidade do ser humano temos que rezar, mas também trabalhar para que haja aquilo que foi cantado aqui quando entrou o Lecionário: Justiça e Esperança, mas Leis desse tipo tiram a esperança do povo. Porque isso não é questão de tolerância com a diversidade isso é questão de ter juízo, antigamente se diria precisa ter juízo, bom senso porque isso é que faz bem pra nós.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA MISSA


CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA PROCISSÃO


Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE