Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
1º DIA DO TRÍDUO DA ORDENAÇÃO DIACONAL DO RODOLFO

 
Imagem

Neste 1º dia do Tríduo preparatório pela Ordenação Diaconal do Seminarista Rodolfo Inácio Pasini, recebemos para celebrar a Santa Missa o Monsenhor Carlos Roberto Panassolo, concelebraram Pe. Wellington e Pe. Bruno.

Monsenhor Carlos nos disse em sua homilia:
Estimado Pe. Wellington, estimado Pe. Bruno, estimado irmão Rodolfo.

Antes de continuar a reflexão eu gostaria que os pais e familiares do Rodolfo ficassem em pé.
“Neste primeiro dia do Tríduo em nome da Diocese gostaria de dizer o nosso obrigado, pela dedicação, pelo zelo, pelo exemplo, por tudo aquilo que realizaram, estão realizando e ainda vão realizar pelo Rodolfo. Nossa gratidão porque Deus o chamou primeiro no seio do ser família a conhecer o Seu amor. E se hoje ele dá o seu sim generoso é porque por primeiro foi com vocês que ele aprendeu a amar a Deus. Nosso muito obrigado e que Santo Antônio possa abençoá-los constantemente a cada momento e a cada dia.”

Estimado Rodolfo, você é chamado por Deus para esta missão, eis o lema que você escolhe “Servir”, servir de uma forma plena como vimos na primeira Leitura do dia de hoje, Deus nos conhece e em cada momento nos chama a um momento novo, Agar que dá à luz Ismael, e foge porque não consegue viver os momentos difíceis Deus os chama pra retornar e estar juntos a Abraão. E mesmo lá nós vamos ver que ela foi atendida em suas orações.

Por isso eu vos peço sejas um homem de oração. Tenha o seu coração voltado pra Deus, tenha o seu coração e mãos unidas sempre recordando o que Santo Antônio nos mostra com grandeza ao repetir a palavra onde a meditação te leva a vida, te leva ao encontro dos seus. E por isso mesmo ser padre é reconhecer a sua raiz, de onde veio, da pia batismal, da alegria do Cristo que aprendemos a viver em comunidade. Se não for pela alegria de vivermos em comunidade o nosso ministério enquanto diácono, enquanto sacerdote ele perde o seu sentido, perde a intensidade.

No próprio Evangelho o Senhor nos mostra a nos perguntar em que estamos construindo, depositando os nossos sonhos. Hoje o Senhor nos fala para todos nós, onde você quer colocar os seus projetos, os seus sonhos, seus anseios, seus sucessos e nunca se esqueça disso. Tenha sempre claro em sua mente o porquê do seu sim e a razão de seu sim. Assim contemplamos em Cristo Jesus que teve isso muito claro em sua vida e por isso mesmo diante dos momentos de tribulação, de questionamentos e de dúvidas que outros impuseram porque Ele nunca trouxe em seu coração. Ele sempre revelou o porquê veio, veio para servir.
Estimados irmãos, dar o nosso sim a Cristo Jesus significa justamente viver a alegria de se ter família, do estar junto, do sentar-se à mesa para, o partir do pão abençoado, no lar e no altar, mas também no compartilhar das alegrias e das lições do dia a dia, como aprendemos com Cristo que nosso irmão até escolheu como lema de sua ordenação “para conhecer o outro”.

O divino Mestre nos mostra como é precioso estar pronto para conhecer o outro e creio e posso dizer que sou testemunha de quanto o Rodolfo neste processo se conheceu deixou Deus tocá-lo e permitiu com que tantas coisas crescessem e ganhassem forças, isso significa confiança. Que Deus possa sempre te fortalecer e que você possa sempre Nele confiar e Nele nunca ter dúvidas e nem reservas em seu coração, mas neste caminho de ser diácono, presbítero futuramente requer de nós a alegria de uma comunidade que reza um pelo outro e ai nós poderemos nos perguntar: Será que a nossa alegria está de fato no servir? Está de fato de na nossa comunhão externar aos outros a alegria que temos de como Santo Antônio de trazer não apenas nas mãos, mas no coração a alegria de sermos de Cristo Jesus.

Vocês que estão concluindo uma festa, e pelo que soube foi um sucesso não pela concentração de pessoas, mas principalmente pela alegria testemunhada naquele que serve, na alegria daqueles que se colocaram a disposição para fazer com que a festa acontecesse. Pergunto a vocês: Esta não é a nossa maior riqueza? Sem essa riqueza a festa perde o seu sentido! A festa perde o seu valor! E nós nos anulamos, e ai nós nos tornamos simplesmente repetidores de coisas. E graças ao Senhor bom Deus ele nos convida a esta vida nova. Rodolfo leve contigo sempre a experiência de sua comunidade, leve contigo a experiência de sua família, testemunhe a todos esta alegria do seu chamado justamente no transcorrer do seu dia a dia, como diácono e futuramente com a graça de Deus como presbítero ajude a sua comunidade a conhecer a grandeza e a alegria de servir.

É certo que de vez em quando entre nós tem algumas pessoas que servem na esperança de alguns aplausos de alguns reconhecimentos ou até mesmo para receber alguma coisa em troca e quando a gente vê essas pessoas o nosso coração se entristece e muitas vezes temos a tentação de parar. E é ai que eu tenho que me fortalecer e me colocar novamente diante de Deus. E é claro porque eu disse sim? Disse sim pelo outro? Não. Para ser reconhecido? Não. Disse sim para ganhar alguma coisa depois? Não. Eu disse sim porque amo e amo primeiramente a Jesus Cristo e por Ele, com Ele, e Nele eu quero construir a minha vida a minha vocação eu quero construir a alegria de ser Igreja.

Estimado Seminarista Rodolfo, logo mais irmão no presbitério, na comunhão, já a partir do seu diaconato, sejas bem vindo, esperamos você ansiosamente, esse passo que você dá a mais, não é para estar um degrau a mais alto, mas companheiro de Cristo Jesus é aquele que está pronto para se curvar e para servir na gratuidade e quanto mais aprendemos a fazer isso, mais felizes somos. Quanto mais demonstramos isso em nossas atitudes, mais realizados somos. Porque Deus se revela em cada um de nós justamente entre os discípulos.

Gostaria de entregar a você uma pequena lembrança justamente no início do seu ministério, que você leve sempre consigo esse pequeno sinal pelo qual você está dando o seu sim e que Ele o guarde, o abençoe e o ilumine constantemente. (Imagem de Cristo Pantokrator)




CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS




Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE