Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
2º Dia da Trezena à Nsª. Srª. Aparecida

 
Imagem

Terça-feira 13 de outubro na Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Vila Rica aconteceu o 2º dia da Trezena em honra a Padroeira da Comunidade que vem do Santuário Nacional de Aparecida para nos visitar.

O tema deste dia foi: "Virgem Maria de Nazaré, ouvinte ativa da Palavra".

(Bênção da água).

Celebrou a Santa Missa o Vigário Paroquial Padre Bruno Roberto Rossi e concelebrou o Pároco Pe. Wellington Gustavo de Souza.

Após fazer alusão ao grande número de pessoas que estavam ali presentes Pe. Bruno tece sua homilia.

Caro irmão Pe. Wellington

Caríssimos irmãos e irmãs.

Graças a Deus nós estamos quebrando paradigmas. Estamos deixando de ser católicos com medo de aglomerações e multidões. Estamos vindos aqui, depois de um dia de trabalho, juntar o nosso sacrifício à Cruz do Senhor, para honrar a Sua Mãe. Graças a Deus, certamente, assim como os corações dos padres já estão alegres de ver tanta gente aqui reunida, quanto mais o coração de Maria Santíssima no Céu!

Hoje nós somos chamados pela liturgia, a olharmos Maria Santíssima na Anunciação. Quando nós olhamos Maria, a partir desta perspectiva, na Anunciação que o anjo faz a Nossa Senhora, nós podemos entender que Maria tem um papel fundamental para nos facilitar a compreensão da Sagrada Escritura. Olhando para Maria nós entendemos mais facilmente toda a tradição bíblica, todos os livros da Sagrada Escritura se tornam para nós, fácil de compreender. Os pintores quando vão retratar esse momento, essa cena que o Evangelho de hoje nos apresentam, gostam de retratar Maria num momento de oração. Então Ela percebe num determinado que já não está mais sozinha. Tem diante de si um Arcanjo, um mensageiro de Deus, que traz uma mensagem celeste. Então nós vemos no Evangelho que na presença do Anjo Maria fica perturbada, para saber o que significa aquela presença de um mensageiro tão ilustre, ela fica perturbada e o anjo logo vai acalmando. E depois que o anjo acalma Nossa Senhora a respeito da sua presença, vai dizendo a mensagem que ele traz: que ela haveria de conceber, dar a luz um menino e esse menino seria a Salvação das nações.

Vejam caríssimos irmãos, diante do anuncio do anjo a Maria Santíssima, a cena que o evangelho de hoje nos relata, nós vemos aí uma menina de 13 a 15 anos, uma adolescente, que está ali recebendo a mensagem de que Deus conta com ela para entregar ao mundo o Messias esperado. Que ela deveria ser a porta do mundo para que o Salvador entrasse em nossa existência. Então nós vemos que diante de tão grande mistério, apesar de toda essa perturbação que Maria traz no seu coração, mas ela não entra em desespero ao ponto de se questionar: Como que isso se daria?Então nós vemos a pergunta que Maria faz ao anjo: Como isso se dará se eu não conheço homem? Nós precisamos ter diante de nós Maria como uma jovem judia. Maria era familiarizada com as sagradas escrituras. Ela conhecia profundamente a figura do Messias. Ela conhecia as tradições, as profecias, o que se dizia a respeito do como raios do Messias que viria para libertar Israel, então quando ela começa a ouvir que ela seria a mãe do Messias, que ela seria a Mãe do Salvador, nós podemos imaginar como raios de luzes que vão traspassando toda a tradição bíblica e agora Maria quando vê toda a tradição bíblica ela começa a compreendera sua importância, a importância que ela vai ter dentro desse mistério salvador de Deus.

Tudo o que Deus sonhou na história da salvação, para o advento do messias, agora ela consegue perceber qual é a sua importância dentro de tudo isso. É capaz de olhar para Isaias e quando lia Isaias que uma virgem haveria de conceber um Filho e deveria lhe por o nome de Emanuel, porque Deus estaria no nosso meio. Agora Maria é capaz de perceber que essa virgem que há anos atrás Isaias anunciava era ela. Agora quando Maria lia no Genesis e via Adão e Eva sendo expulsos do paraíso ela percebia que aquela videira, aquela arvore da vida da qual sairia um ramo que daria a salvação era ela! Quando ela vê a historia da humanidade, a criação de todo cosmos, quando o pecado se intromete na criação ela consegue ver que agora ela tem um papel importante para ajudar Deus a reverter toda essa história do pecado na nossa vida; ela consegue ver a partir desse anuncio toda a tradição bíblica. Ela consegue entender e nós também, que Deus quis usar de Maria Santíssima para nos dar a salvação eterna. Agora ela entende os profetas, e vai entendo todas as profecias do antigo testamento até chegar na sua própria vida. Então essa luz é capaz de iluminar também a sua própria vida! Maria consegue ver, diante dos olhos, como Deus foi bom com ela. Ela havia se comprometido a agradar a Deus e Deus a faz esposa de um homem da linhagem de Davi. As profecias haviam se cumprido e daí nasceria o salvador do mundo. Ela consegue ver que Deus foi guardando a sua virgindade para dentro da encarnação do verbo. Ela está numa cidadezinha da Judéia e é dali que haveria de sair o Salvador que reinaria sobre a casa de Jacó. É da Judéia que nasce o salvador. E mais Maria diante do anuncio tem diante de si o céu que se cala e a terra que se cala. O criador todo poderoso abre mão da sua onipotência para respeitar o seu livre arbítrio e o céu e a terra aguardam em silencio esperando para ver qual será a resposta de Maria ao Anjo. E nós vemos que Maria só tinha uma única pergunta a fazer a Deus: como se dará isso se eu não conheço homem? Maria confiava em Deus sabia que Deus daria um jeito, mas ela quer saber como será. Então o anjo anuncia que ela haveria de conceber por meio da ação do Espírito Santo e dá um sinal: Isabel idosa e estéril, está grávida, porque a Deus nada é impossível da mesma forma que não é impossível fazer com que ela seja mãe de Deus e permaneça virgem. Agora nós vemos que no seio de Maria se tem o Filho de Deus e o Filho dela! Então nós podemos agradecer a Deus tão grande dom, tão grande amor, tão grande zelo por cada um de nós. Deus a amou primeiro. Deus é quem toma a iniciativa e vem ao encontro de Maria. Deus é quem toma a iniciativa e conduz toda a sua vida para ela ser Mãe, como nós não haveríamos de honrá-la como Mãe de Deus e mãe nossa?. A presença da imagem peregrina em nosso meio nos mostra que todos nós temos uma vocação primeira: a santidade que é para todos nós. E Deus nos quer santos onde ele nos colocou e devemos responder através de uma outra vocação, independente do estado de vida, que é o amor. Por isso meus irmãos olhando hoje par Nossa Senhora nós precisamos pedir a Deus a graça de correspondermos a essa vocação em tudo o que fizermos, Maria nos mostra hoje que o caminho é o serviço ao irmão, ao próximo: Eis aqui a serva do Senhor, diz Maria.

Quando tentamos realizar a nossa vocação sem essa via do serviço nos vamos por um caminho que mais nos afasta da santidade a qual nós fomos chamados; que nos afasta da alegria de servir a Deus e aos irmãos. Como é triste ver pessoas que muitas vezes conseguem manipular as situações; as vezes para suprir algo que não é da sua vocação, seja na igreja seja nos lugares públicos na vida profissional , se torna um ditador, quer ser prestigiado, quer ser elogiado, reconhecido, e atrapalha as pessoas a se santificarem e mais atrapalha a sua própria santificação. Por isso Maria hoje nos mostra que o verdadeiro caminho da vocação é o anonimato, é querer ficar escondido, pois quando estamos escondidos fazendo aquilo que ninguém vê, quanto sofrimento que nós trazemos no nosso coração, quando nos trancamos no quarto e ali choramos de saudade de alguém, diante de uma dificuldade e o Pai que está no Céu vê tudo e vê também e olha por nós , assim também devemos nos colocar diante de Deus para que Ele use de nós , da nossa vida como ele quiser, como aprouver . Por isso precisamos ficar no anonimato, pois no anonimato, na humildade como servo inúteis é que nós damos a Deus a possibilidade de se utilizar ou não de nós para fazer grandes coisas, mas teremos sempre a certeza que do caminho seguro de fazer a vontade do Pai e não a nossa. Que Maria Santíssima interceda por cada um de nós!

Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio
Fotos:
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE