Paróquia Santo Antonio
 

DESTAQUE

 

PESQUISAR

Digite a palavra ou frase de seu interesse:
 

ACERVO

 

DESTAQUES

 

FOTOS EM DESTAQUE

 
13º Dia da Trezena à Nossa Senhora Aparecida e despedida

 
Imagem

Sábado 24 de outubro, 13º Dia da Trezena de Nossa Senhora Aparecida na Comunidade Nsª. Srª. Aparecida no bairro Vila Rica, com a Missa celebrada pelo Pe. Wellington e concelebrada pelo Pe. Bruno.
Após treze dias intensos, nossa comunidade se reúne para despedir-se de Nossa Senhora com a Santa Missa e Procissão. Não resta dúvida estes dias foram de renovação da fé em Jesus Cristo por intermédio de sua Mãe Maria Santíssima.

O tema deste dia foi: "Unidos em Cristo, caminhamos com Maria no tricentenário de sua história".

Pe. Wellington na homilia desta Santa Missa nos diz:

Querido Pe. Bruno, amados irmãos e irmãs.
Maravilha fez conosco o Senhor, exultemos de alegria, diz o Salmo de hoje. O nosso coração exulta de alegria porque durante treze dias, a Mãe do meu Senhor veio nos visitar! Aquela mesma alegria que fez a criança pular no ventre de Isabel quando a Virgem Maria chegou trazendo Jesus no Seu ventre, aquela mesma alegria daqueles três humildes pescadores quando pescaram a imagenzinha de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, é essa mesma alegria que nós pudemos experimentar durante estes treze dias em que Ela visitou todos os bairros de nossa cidade, os doentes acamados que recebem a comunhão, todos nós que pudemos chegar perto da Imagem de Nossa Senhora e fazer a nossa oração e experimentar a alegria que Ela traz porque é a presença do próprio Deus.

No Evangelho de hoje nós podemos aprender três passos para podermos ser esse discípulo de Jesus:

A primeira atitude é DESEJAR JESUS, nosso coração precisa desejar Jesus, precisamos querer para poder segui-lo, se não desejarmos, como teremos interesse de ouvi-lo. E esse cego do evangelho de hoje que clama “Jesus filho de Davi tende piedade de mim”, ele desejou Jesus a ponto de clamar no meio da multidão, a beira da estrada, na sarjeta, mendigando a ajuda pros outros, só que ele não quer ficar nesta posição, ele quer andar ficar de pé, por isso ao ouvir aquele barulho, aquela multidão, ele deseja Jesus e pergunta o que está acontecendo? E o dizem é Jesus de Nazaré que está passando. O desejo desse cego é tão forte, como deve ser nosso desejo com esses treze dias da visita de Nossa Senhora, um desejo de encontrar com Jesus o filho bendito de Maria.

A segunda atitude é ESCUTAR DEUS, aquele cego gritou e o que os discípulos disseram a ele? CALA-TE fique quieto, também é assim em nossa vida, quando nós queremos nos encontrar com Deus, seguir Deus, nós vamos encontrar pessoas que vão querer nos calar, quantas vezes nós queremos começar a ajudar na Igreja, a seguir nossa fé com mais vigor atividade e somos minados inclusive dentro de nossa própria casa pelos nossos familiares, mas há outras vozes que querem nos calar, como por exemplo: o churrasco com os amigos, o bar, os shopping, a TV, vozes que querem nos impedir de encontrar com Jesus. O Padre não está falando que essas coisas são pecados que não podem ser aproveitadas, não é isso, mas o trocar as coisas de Deus por essas coisas, daí sim, substituir as coisas de Deus, pelas coisas do mundo, isso sim são impedimentos que temos para o encontro com Jesus!

Para seguir Jesus é preciso ter coragem de abandonar a vida velha e ter coragem de começar uma vida nova, é preciso se despojar do homem velho para assumir o novo homem em Cristo Jesus, e para isso é preciso jogar o manto, pular, sair do seu eu. Diz que aquele cego desamarrou o seu manto e jogou pra traz deu um pulo e foi até Jesus quando o chamou. O que significa esse manto, são “as nossas seguranças, nossos proteções”, precisamos desapegar dessas coisas.

A terceira atitude é SEGUIR JESUS, olha que bonito, o cego chega diante de Jesus e olha o que Jesus fala pra ele: “O que você quer?”, “O que você deseja?” Hoje a tarde quando eu preparava esta homilia fique me imaginando o que eu pediria se Jesus me perguntasse, porque Jesus foi muito claro: “O que você deseja?” será que a gente não iria pedir dinheiro, a morte dos nossos inimigos, a vingança do nossos inimigos, pedir uma viagem, o que pediríamos?

Quantas vezes o nosso pedido pra Jesus são coisas materiais que acaba, dinheiro, coisas que acabam aqui neste mundo, mas esse cego é inteligente, ele é sábio, ele vai pedir pra Jesus “Mestre que eu veja”, podemos dizer ah mais é claro se ele é cego ele vai querer ver, mas não é neste contexto que o evangelista Marcos escreve, ao dizer que este cego quere ver significa que ele quer enxergar a vida com os olhos de Jesus, por isso no final do Evangelho diz que aquele cego passa a seguir Jesus. Porque ele quer enxergar o mundo com os olhos de Deus. Por isso enxergar com os olhos de Jesus é enxergar o essencial, aquilo que nos leva para o céu.

A visita de Nossa Senhora Aparecida, se não nos despertou a vontade de DESEJAR JESUS, ESCUTAR JESUS E SEGUIR JESUS, de nada adiantou a visita Dela, porque foi para isso que Nossa Senhora veio, para fazer de mim, de você, de nós seguidores de Jesus cristo.

Vamos pedir a Ela que é a primeira e mais perfeita discípula que nos ajude a desejar Jesus como Ela o deseja, que Ela nos ensine a escutar Jesus como Ela o escuta e nos ensine a seguir Jesus como Ela o segue.

Rogai por nós santa mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém





Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio
Fotos:
Voltar
 
Página Principal

DESTAQUE

 

CADASTRAR-SE

Cadastre seu e-mail para receber nossas atualizações:
 

NOTÍCIAS

 

DESTAQUES

 

VÍDEO EM DESTAQUE