1º Dia do Tríduo em Honra à Nossa Senhora de Guadalupe

Nossa comunidade paroquial teve hoje o 1º dia do tríduo de Nossa Senhora de Guadalupe com a Santa Missa celebrada pelo Padre André da cidade de Vargem Grande do Sul concelebrada pelo nosso Pároco Pe. Wellington e pelo Pe. Bruno, tivemos também a presença dos seminaristas Everton e Marcos.

O tema deste 1º dia foi "Virgem Maria, refúgio dos pecadores".

Pe. André nos fala:
Querido Pe. Wellington, Pe. Bruno que conheci hoje, queridos seminaristas, amados irmãos e irmãs, que alegria podermos hoje estar aqui neste encontro fraterno porque aqui é minha casa, aqui é a Igreja é minha casa, e onde está a Igreja eu estou na minha casa. É o nosso encontro com o Senhor porque aqui é a casa do Senhor.
E o nosso encontro com a Mãe de Jesus, e esse momento Ela preparou para nós, para que através da sua presença delicada, sensível, silenciosa, mas ao mesmo tempo exemplar, nos colocar na presença do seu filho Jesus. E neste momento alguma coisa está acontecendo em cada um de nós porque a Virgem de Guadalupe está neste momento intercedendo por cada um de nós a Deus.
Para nos colocarmos diante da Mãe de Jesus Aquela que é refúgio dos pecadores a primeira atitude que precisamos ter e: NÓS NOS RECONHECERMOS PECADORES. Essa tem que ser uma atitude de humildade de nossa parte o reconhecimento de que somos pecadores, para pensarmos em Maria como refugio dos pecadores precisamos primeiramente pensar na nossa humanidade. Nós não podemos renunciar a nossa humanidade.
Estamos vivendo um momento que estão tirando de nossa vida conceitos muito valiosos e preciosos. Estão tirando devagarzinho certos valores da nossa existência inclusive um perigosíssimo valor que o valor da nossa vida humana. Nós não podemos negar que Deus nos fez assim à Sua imagem e semelhança, homem e mulher. Somos humanos.
Somos limitados, e estão querendo colocar pra nós certos valores como: que não temos que sofrer, não temos mais que sentir dor, que temos que encontrar uma solução pra tudo e nós queremos uma solução pra tudo, nós achamos que tem um comprimido pra tudo, porque nos não queremos enfrentar mais os obstáculos da vida humana. A gente tenta mascarar a dor o sofrimento a morte. Nós não queremos mais sentir a dor da perda.
Na verdade nós queremos tudo bom, tudo resolvido, nossa vida passa de uma forma artificial, queremos tudo pra ontem, tudo fast food, queremos comprar tudo já pronto, já não temos mais o prazer de fazer em casa uma comidinha caseira, ter o envolvimento do preparar e acabamos por sermos uma geração sem gosto, uma geração aguada, uma geração sem sabor, uma geração sem sal e sem açúcar, porque nós fomos jogando fora os nossos valores, fomos deixando de viver, deixando de existir. Estamos sobrevivendo.
Então nós temos que voltar às nossas origens e recuperar certos valores e um dos valores da vida humana (me desculpe se eu for escandalizar vocês) um dos valores da vida humana urgente de recuperar é o SOFRIMENTO.
Faz parte da vida humana, chorar, sofrer, sentir dor, faz parte do ser humano passar por lutos, faz parte da nossa vida “PERDA”, “DERROTA”, “FALIMENTOS”, se a gente não faz experiências dessas coisas nós não vamos fazer experiência de crescimento, das vitórias, das conquistas, das alegrias, da felicidade, da comunhão e da vida eterna.
Por isso hoje nós estamos vivendo uma sociedade deprimida, triste, angustiada, sem sentido, consumista, devagarzinho aquele ateísmo prático vai entrando (como dizia Bento XVI), através de TV, da mídia, vão colocando pra gente metas altíssimas que a gente nunca vai conseguir alcançar, a gente vai passar a vida toda pulando gastando a nossa energia pra ter o carro, o telefone, a roupa, sei lá o que mais, tentando atingir uma meta que não é real, que não é humana.
Nós temos que gastar os nossos dias tentando melhorar a nossa humanidade, não tentando atingir metas que não são humanas. Temos que gastar energia humana tentando sermos melhores, atingindo metas que realmente estão ao alcance das nossas mãos, uma delas e reconhecer que somos pecadores.
Hoje nós achamos que podemos fazer de tudo, mas não é verdade somente Deus pode fazer tudo, nós somos criaturas de Deus, filhos pelo batismo, criados a imagem e semelhança Dele. Podemos recuperar a beleza desta imagem e desta semelhança, caminhando como Igreja, buscando refúgio no coração da Mãe, porque Ela nos ajudará a eliminar da nossa vida nosso pecado.
A vontade de Deus não é fácil, Deus não se manifesta nas coisas fáceis, tem uma exigência tem que haver uma participação da gente, uma colaboração, tem um desafio para nossa realização. Possamos nós todos na nossa vida humana, recorrermos a Ela que tá pronta, silenciosa, mas de forma muito eficaz, Ela nos acolherá e nos colocará diante de Jesus, para que Ele com a Sua Misericórdia restaure a cada um de nós a beleza da imagem e semelhança de Deus.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio