FESTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

HINO DE NSª. SRª. DE GUADALUPE

Neste sábado dia 12 de dezembro de 2015 comemoramos Nossa Senhora de Guadalupe com a Santa Missa celebrada pelo Padre Wellington e concelebrada pelo Pe. Bruno com a presença dos seminaristas Everton e Marcos nossos queridos irmãos de paróquia e recebemos a visita do seminarista André da Paróquia São Francisco de Assis de Serra Negra.
Nesta Santa Missa também pudemos elevar nossas preces pelo aniversário natalício do nosso Pároco Padre Wellington Gustavo de Souza que hoje completa mais um ano de vida. Que a Virgem Maria a Senhora de Guadalupe o cumule de todas as bênçãos de Seu filho Jesus, dando a ele muitos anos de vida e saúde para continuar na sua missão de servir ao Senhor, estando sempre plenamente realizado.

Logo após a Santa Missa Pe. Wellington e Pe. Bruno inauguraram o Presépio dando a bênção inaugural juntamente com todos os fieis presentes, convidamos a todos para poderem estar visitando este maravilhoso Presépio preparado com todo o carinho para este Natal. Tragam as crianças elas vão amar!

Durante a Santa Missa Pe. Wellington a nós exortou em sua homilia dizendo:

Querido amigo e irmão Pe. Bruno, queridos seminaristas Everton, Marcos e André.
Amados Irmãos e irmãs pela primeira vez em nossa paróquia celebramos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Aquele que foi escolhida para ser a padroeira desta nova Igreja, que nós unindo nossos esforços, partilhando dos nossos bens, do nosso amor iremos construir esta casa bonita para a Mãe de Deus, para ser um lugar onde iremos experimentar a misericórdia do nosso Deus.

Quando nós nos lembramos da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe a quase quinhentos anos no México no monte tepeyaq não tem como não nos lembrarmos do Evangelho que acabamos de ouvir, a Virgem Maria continua a Sua missão de mãe de ir ao encontro do seus filhos, aqueles mais frágeis, daqueles que correm mais perigo para levá-los até o seu filhos Jesus que é o nosso Salvador.

Nós que estamos vivendo este Ano Santo da Misericórdia, não proclamamos que a Virgem Maria, a Mãe de Jesus e nossa mãe, é a Mãe da Misericórdia! Como diz nosso querido Papa Francisco, “Misericórdia é abraçar, é acolher as misérias do outro”. A Virgem Maria é a Mãe da Misericórdia porque Ela sendo filha de Deus Pai, esse Pai que é misericordioso, Ela aprendeu a ser misericordiosa. Por isso Ela nos ensina a cada um de nós a sermos misericordiosos.

Por isso ao meditarmos o Evangelho, ao meditarmos a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, aprendemos com ela Três atitudes que nos fazem ser misericordiosos como o Pai.

A primeira atitude é IR AO ENCONTRO, nós ouvimos no Evangelho, A virgem Maria após o anuncio do Anjo dizendo que sua prima Isabel está grávida, diz o Evangelho que Maria partiu apressadamente para a casa de Isabel. Nós sabemos que os povos indígenas no México estavam sofrendo, estavam cultuando deuses pagãos ao ponto até de matarem crianças para oferecerem em sacrifício. Então a Virgem Maria com o rosto indígena aparece para o índio Juan Diego, Ela vai ao encontro deste povo simples, deste povo humilde como foi ao encontro de Isabel.

Maria aprende com o próprio Deus a ir ao encontro, nós que estávamos mergulhados no pecado, é Deus que vem ao nosso encontro quando Ele pede licença para Maria para ser gestado no seu ventre, e vir ao nosso encontro trazer a salvação. Então ser misericordioso como Maria é ir ao encontro daquele que esta triste, abandonado, doente, fragilizado, ir ao encontro daquele que está sofrendo.

A segunda atitude que nos vemos no Evangelho que dá a virgem Maria como misericordiosa é porque a PRESENÇA dela causa alegria. Que bonito a gente ver que Ela simplesmente deve ter falado um bom dia a sua prima Isabel, shalom (paz) na linguagem dos Judeus, desejando a paz à casa de Isabel e Zacarias, mas somente a presença Dela fez com que a criança no ventre de Isabel pulasse de alegria... a presença de Maria causa alegria.
Assim também aconteceu em Guadalupe ao aparecer ao índio Juan Diego, pessoa simples, analfabeta e ela traz alegria ao seu coração e grande alegria ao povo daquela montanha. Deus é assim!

A nossa presença não é falar demasiadamente, mas é ser uma presença que alegra. Como é bom quando a gente está triste e tem alguém do nosso lado, mesmo que não resolva os problemas, mas a gente não se sente sozinho. Como é gostoso a gente ir visitar um doente que está lá na cama e a gente chega para uma visita e ele coloca um sorriso no rosto, mesmo com a dor que ele está. Porque somos uma presença que causa alegria.

A terceira atitude que os aprendemos com o Evangelho de hoje e a HUMILDADE, Maria é mulher humilde, mulher do silêncio, em nenhum momento vemos Ela se vangloriar no Evangelho, mas Ela agradece a Deus, Isabel enche Maria de elogio, “como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar?” “Bem-aventurada Aquela que acreditou”, “você é bendita entre todas as mulheres”, mas Maria não estufou o peito e se sentiu a maioral, mas vai dizer aquilo que vimos no Evangelho “ Então Maria diz: minha alma glorifica ao Senhor, o meu espírito exulta em Deus meu Salvador”, Maria não se envaidece mas é misericordiosa, é humilde.

Por isso vamos pedir a nossa Mãe que é mãe da misericórdia que nos ensine a cada um de nós a sermos misericordiosos como o nosso Pai do Céu é misericordioso.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

Fonte: Pascom Paróquia Santo Antônio