PADRE BRUNO - 'O Verbo assumiu nossa carne'

O Natal está próximo. Neste domingo, encerrando o Tempo do Advento, a liturgia nos apresenta de modo extraordinário o efeito da presença de Jesus naqueles que acreditam.
Na encarnação do Verbo de Deus podemos contemplar o seu amor por nós, um amor que nos escolhe e nos faz ‘únicos’ aos olhos do Criador. Nas palavras da segunda leitura: “Eis que eu venho, ó Deus, para fazer a tua vontade”, que o autor da carta aos Hebreus coloca nos lábios de Cristo Jesus, vemos um grande ‘sim’ dado ao Pai Celeste para a manifestação do amor que nos garante a vida eterna por meio de sua paixão e morte. O Santo Natal do Senhor nos faz tomar consciência do nosso real valor aos olhos de Deus. Quando temos humildade e o coração aberto para contemplar este “menino envolvido em panos e colocado numa manjedoura” (cf. Lc 2, 12), vemos o mundo de modo novo. Nossa vida alcança uma nova dinâmica que nos envolve completamente, na qual nos tornamos melhores pessoas, capazes de transformar em alegria até mesmo o sofrimento, e atingimos um patamar existencial que somente o amor de Deus é capaz de nos proporcionar.
Precisamos acreditar no Amor de Deus por cada um de nós, de modo individual, neste grande amor capaz de romper os céus e descer até nós, mais ainda capaz até mesmo de fazer-se igual a nós para que encontremos o sentido da nossa existência. Da sua pobreza em Belém passa a procurar abrigo em nossos corações. Não tenhamos medo de acolhê-lo em nossos corações, em nossas vidas. O Evangelho mostra o reconhecimento de Maria pelas maravilhas que Deus faz nela a partir de sua fé, tornando-a a Mãe do Salvador da humanidade.
Nesta semana que antecede o Natal, somos chamados a nos preparar bem para esta Solenidade; só podemos vivê-la como se deve, fazendo de Cristo o protagonista. Peçamos a graça de dizer o nosso ‘Sim’ ao amor de Deus e permitir que ele converta o nosso coração e transforme nossas vidas, colocando-nos em um novo caminho, uma nova existência que não abandonaremos nunca mais. E esse ‘Sim’ dado ao amor de Deus no hoje da nossa história, como o ‘Sim’ de Maria Santíssima dado Ao anjo em Nazaré, um dia nos fará “Bem Aventurados” na glória dos céus. Que a Virgem Santíssima, Mãe do Belo Amor, interceda por nós para vivermos bem este Natal!

Pe. Bruno Rossi
Vigário Paroquial