Missa de Natal no Lar São Vicente - 2015

No ultimo sábado (19/12/2015), aconteceu a Missa de Natal no Lar dos Idosos.
Como todo ano a missa foi organizada pelo Grupo de Auxiliares e Coroinhas da nossa paróquia e contou com a presença de todo o CPP.

A missa foi realizada no novo salão do Lar e os nossos idosos foram apadrinhados pelas comunidades, pastorais e movimentos da Igreja. Cada pastoral ficou responsável por um Idoso e nos foi explicado o sentido de “apadrinhar”: Estar disponível para visitas, ser participativo, estar em oração e cuidar.
Durante a homilia nosso pároco ressaltou que o amor de Cristo por nós foi incondicional e só ele pode nos levar a gloria. Lembrou que DEUS quis sentir o que sentimos para se aproximar de nós e também nos mostrar que tudo que ele nos pede é possível. Ele conhece nossas dores, Cristo chorou quando perdeu um amigo (Lazaro), Cristo provou da fome e foi tentando (Deserto), experimentou a Dor em seu calvário e enfrentou nosso maior medo (crucificação e morte) e tudo isso para demonstrar seu amor por nós.

Lembrou-nos que Deus não conquista pelo medo e se preocupa com nossas dores, sentimentos, insegurança e como exemplo citou a dor de um pai e mãe quando tem um filho doente. Padre Wellington ressaltou que Manifestação do amor de Cristo é através do amor, simplicidade e humildade e o Natal é o maior exemplo disso: Maria na manjedoura, com paninhos para enrolar o bebe, pessoas pobres e humildes e animais eram os que estavam naquela noite. Quem foram os primeiros a verem o menino? Reis? Poderosos da época? Foram os pastores (que na época eram considerados pecadores). Momento para fazermos uma reflexão, pois o Cristo estava ali, para os pobres, pecadores e humildes e estendendo a mão! E é essa a forma que DEUS nos procura, desde aquele dia até hoje, sempre estendendo a mão e nos chamando, esperando nosso sim, como o de Isabel, Zacarias, Maria e José

Isabel estava grávida em sua velhice, Zacarias foi informado que seria pai e sua esposa era estéril, Maria foi chamada a ser mãe do filho de Deus e José a aceitar e cuidar da sagrada família. Como fazemos? Eles aceitaram imediatamente ou tiveram duvidas? Zacarias não acreditou e ficou mudo, Maria perguntou, mas como se dará se eu não conheço homem algum? José pensou em dispensar Maria. Homens e mulheres santas também tiveram suas duvidas, medos e inseguranças, mas aceitaram a mão estendida de Deus.
Deus estende sua mão hoje para todos e nos pede doação: doação de amor, tempo, amizade, e oração a quem precisa. Visitar o nosso Lar, visitar aquela pessoa que esta precisando de oração, amizade é a melhor maneira de aceitar a mão estendida de Deus. Mas que seja para quem precisa, não pensemos no que é mais fácil para nós, confraternizar com o vizinho que nos oferece carinho, com o amigo que nos retribui, tudo isso é bom, mas Deus quer mais. Aquele que achamos que não merece nem nossa amizade, aquele que desviamos na rua quando encontramos porque achamos que ele é mal humorado, mal educado e nem gosta de nós. Levar amor a quem precisa é doar a essas pessoas o nosso sorriso, nosso tempo, nossa alegria e carinho. Fazer o bem a quem nos agrada é fácil, mas é esperado muito mais de nós, Jesus não esta só para poucos e nem para os mais afortunados, esta para cada um que precisa, mesmo que ela ainda não saiba disso e cabe a nós filhos e filhas de Deus levarmos essa mensagem.

Após a homilia seguiu se o rito da missa e os Idosos receberam a comunhão e foram abençoados. Ao final foi lida uma mensagem de Natal para todos e cada Idoso recebeu de seu padrinho uma lembrança de Natal.

O encerramento se deu com os agradecimentos e um almoço, que foi oferecido pelos coordenadores.

Valdecir Damásio
Coord. dos Auxiliares