PRIMAVERA QUE TRANSFORMA

Querido irmão, querida irmã, chegamos ao bonito mês do início da primavera. Parece que a natureza nos convida a uma alegria diferente. Penso que, ao contemplar uma bela árvore florida ou observar com mais atenção uma pequena flor (melhor ainda se for um canteiro ou um jardim), Deus está me convidando, através da Sua extraordinária obra de arte na natureza, a expressar a grandeza do Seu amor, Sua bondade, Sua misericórdia em pequenos gestos, mas significativos, que embelezem e perfumem a vida do meu próximo.

É isto mesmo! Ao pensar na maravilhosa diversidade das flores, quanto às suas formas, cores e perfumes, vem à minha mente que podemos associar à inumerável variedade das pessoas, cada uma trazendo, conforme o que lhe é específico, uma imagem e semelhança do Criador. Creio que alegraríamos muito o coração do Pai se nos víssemos e nos assumíssemos mais como uma flor que se deixa cuidar por Ele, para cumprir bem a missão de tornar este mundo mais bonito, como é da vontade d’Ele e nossa.

Como fazer o mundo ser melhor? Como aceitar o cuidado de Deus para comigo? Falando com Ele e escutando-O. Na verdade, mais escutando-O que falando. Deus tem sempre uma Palavra a mim, seja na situação que for, porque Ele é o primeiro interessado em deixar este mundo mais harmonioso. Mas Ele deseja contar comigo para que essa transformação aconteça, porque, em primeiro lugar, ela é necessária dentro de mim.

Neste mês que chama a nossa atenção para a estação mais bonita do ano, a Igreja dá um destaque à preciosidade da Palavra de Deus. É lógico que não se trata de restringir o valor incomensurável da Bíblia a um mês, apenas, mas evidenciar com mais força o inesgotável potencial que ela tem.

Na condição de bispo diocesano deste amado rebanho, eu desejo muito que esta edição de “O Amparo” chegue às suas mãos, querida ovelha tão especial ao coração do Bom Pastor, como um instrumento de incentivo e provocação para você se dispor a uma nova experiência de permitir que o Supremo Jardineiro, com a eficácia da Sua Palavra, mexa na terra de seu coração, como também do meu. Desta forma, a beleza da nossa flor tornar-se-á realçada, ainda mais nestes últimos meses do Ano da Misericórdia, sem competir com ninguém, e sim fazer a diferença com a qual podemos e devemos embelezar este imenso jardim onde o Senhor nos plantou.

Dom Luiz Gonzaga Fechio
Fonte: Site Diocesano